Translate

sábado, 17 de janeiro de 2015

Aula 10: ENTREVISTA

Boa tarde galera, falando sobre a reprovação, a proposta do Profº Ivan foi a de conseguirmos entrevistar alguém da escola na qual fizemos a análise na aula 07 e 08, com isso foi entrevistado um aluno no qual fala sobre suas inquietações, leiam abaixo:

* Entrevista com o aluno 
1) Quantas vezes você foi reprovado?
"1 vez só" 


2) Qual o motivo da reprovação?
"eu ficava até tarde na rua brincando com os meus amigos e ficava muito cansado, porque eu brincava e corria muito" 

3) E os seus pais acordavam você para ir a escola?
"Não, porque eles trabalham e acordam muito cedo e eu acordava sozinho, aí como eu estava cansado não ia pra escola"

4) Como você se sentiu?
"Me senti triste, porque eu vi os amigos do meu grupo na escola passarem e eu não e eu só brincava com eles quando estava na hora do recreio"

5) Você gosta da escola onde estuda?
"Não"

Pq?
"Eu passei o 5 ano inteiro tendo aula de expressão numérica e era muito chato, a professora também era chata brigava comigo mesmo sem eu está fazendo bagunça e ela não brigava com os meus colegas"

6) Mas por que ela não brigava com os outros alunos?
"Ela não gostava de mim"

Análise do grupo 

Ao fazermos uma análise da entrevista feita com o aluno da escola podemos observar que faltou uma maior participação dos pais no cotidiano escolar da criança, fato esse que é tão importante para o desenvolvimento da criança. Um outro aspecto que podemos retirar da entrevista foi o fato do aluno se sentir injustiçado, fazendo a criança ficar com a sensação de rejeição pela professora, tornando a escola dessa forma um lugar não acolhedor, acolhimento esse que é extremamente importante para todas as crianças.
Foram dentre esses e muitos outros aspectos discutidos em sala durante todo o semestre, essa entrevista foi importante para vermos a realidade de um aluno dita por ele crendo ainda mas que é preciso de muitas mais melhorias.


Para o complemento desta publicação gostaria de finalizar com um vídeo que relata a importância da família na vida escolar da criança. Vamos nos atentar pais porque é uma das causas da evasão escolar e reprovação. É tempo de correr contra a reprovação! 

Um comentário:

  1. O relato da entrevista com o aluno chamou-me bastante atenção. Não apenas pelo reducionismo do conteúdo que ele "diz" ter estudado durante todo o ano letivo, mas, pela questão da afetividade. Não há por parte do aluno prazer ou interesse pelo ambiente escolhar, ocorre exatamente o oposto. Ele não se sente parte da escola, viu-se separado de seu grupo de amigos devido a reprovação. Autores como Paulo Freire e Henri Wallon tratam a questão da afetividade como sendo um fator imprescindível à aprendizagem. Fazer com que o aluno goste das aulas, da escola e dos professores é uma questão importante para que ele possa obter êxito em sua vida escolar, boa parte dela vivida dentro da escola.

    ResponderExcluir