Translate

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Aula 03: PALESTRA



Recebemos em nossa sala de aula a palestrante Cláudia que já está atuando na área da educação a muitos anos. Ela falou sobre o PNAIC levando em consideração sua visão sobre estrutura, materiais e alunos. Trouxe a reflexão sobre as classes mais baixas onde muitas pessoas ali tem gigantes potencialidades, mas muitas vezes não tem experiência e com isso é negado a transmissão do conhecimento.  Também, levou-nos a refletir sobre a nossa compreensão de leitura e escrita (qual é o padrão de certo para nós?), respondendo assim que vai muito além de decifrar, é entender todo o contexto. Não podemos dissociar três conceitos: Letramento, ciclo e alfabetização. 
É preciso que cada educador(a) tenha sua agenda, ou seja, planeje o que quer, quando quer, onde quer chegar com aquilo, para que possa entender se eu objetivo foi alcançado ou não, e hoje, vemos que o tempo que foi dado para o planejamento não está sendo  respeitado, pois a carga horário é tão longa que não sobra tempo para o planejamento. Um dos motivos do fracasso escolar eterno está na reprovação, a criança aprende com crianças da sua faixa etária e com os pais. Eis a questão... Ensino para avaliar? Ou avalio para ensinar? 

Segue abaixo um vídeo descrevendo qual a finalidade do PNAIC, O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.


    Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
  • 1- alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
  • 2- Realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
  • 3- No caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação. 
  • (http://pacto.mec.gov.br/o-pacto)