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segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Aulas 07 e 08: REPROVAÇÃO, APROVAÇÃO E ABANDONO

Nesta aula, analisaremos os índices de aprovação, reprovação e abandono nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013 que constam no site QEdu. Mas, antes de mais nada, trago para reflexão comentários do vídeo assistido: Reprovação Escolar, que trata da questão do avaliador e do avaliado. Para o Professor Vitor Henrique Paro, o termo Avaliação significa aferir a qualidade e é considerado um instrumento da administração refletindo assim na maneira de fazer bem um trabalho, trabalho é uma atividade orientada para um fim, avaliar é criar um valor e valor é criar um objetivo. Portanto, a avaliação é toda ação da parte humana, é um processo contínuo no qual somos orientados para um fim. Todos as pessoas são diferentes uma das outras, tornando o processo avaliativo mais complexo ainda. Quanto a nós, educadores, não basta ter técnica se não há sentimento pelo o que faz. Através de uma prova não podemos reprovar um aluno, pois ele irá repetir a série fazendo as mesmas coisas de sempre e talvez piores, todo aluno tem seu processo de aprendizado e é este que devemos avaliar. A avaliação faz parte da educação e é um mecanismo de aprendizagem, entretanto, reprovar um aluno significa que a cada momento ele não melhorou em nada, se levarmos em conta que ele está sendo avaliado a cada minuto e em um ano creio que alguma coisa tenha modificado nele.
Segue abaixo as taxas de rendimento da Escola Professor Amazor Vieira Borges, no qual juntamente com meu grupo podemos verificar as alterações ocorridas durante quatro anos:



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